sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Lobo e os Sete Cabritinhos



Uma história de Pedro Ramalho (8 anos)

Era uma vez uma aldeia de cabras. Numa casa bonita vivia uma mãe com sete filhos. Os seus nomes eram Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. A mãe tinha de ir fazer uma visita e deixou o Si, que era o mais velho, a tomar conta dos irmãos.
Mais tarde ouviram uma voz atrás da porta, que disse:
- Olá, sou o homem das limpezas.
- Então mostra-me o teu pé, disse o Si.
A voz mostrou o pé e afinal não era o senhor das limpezas mas sim o lobo. Então, o Si e os irmãos mandaram-no embora e o lobo ficou muito zangado por não conseguir entrar na casa dos cabritinhos.
Então o lobo encontrou o seu primo Carlito. Ele era um feiticeiro. Pediu-lhe que o ajudasse a apanhar os cabritinhos, dando-lhe um remédio que pudesse mudar a voz. Também lhe deu uma meia e um fato para que os cabritinhos não o reconhecessem.
De seguida lá foi o lobo por em prática o plano do seu primo Carlito.
Quando chegou a casa dos cabritinhos disse:
- Eu sou um vendedor de livros, abram-me a porta por favor.
O Si e os seus irmãos disseram:
- Ai és? Então mostra-nos o teu pé.
Os cabritinhos viram o pé com a meia, que era cor-de-rosa, e iam abrir a porta, mas o Si, que era muito esperto, disse:
- Então que livros é que andas a vender?
- Ahhh…Ahhh… eu tenho de ir… - gaguejou o lobo, porque o primo Carlito tinha-se esquecido de pôr nomes nos livros que ele levava.
Ao encontrar-se de novo com o Carlito, muito zangado, este disse-lhe:
- Já sei, vou-te transformar no homem das pizzas, porque já está quase na hora do lanche e os cabritinhos devem estar cheios de fome.
Lançou-lhe um novo feitiço que o transformou em homem das pizzas, mas a voz do lobo voltou ao normal.
Quando chegou a casa dos cabritinhos o lobo disse:
- Por favor, deixem-me entrar, sou o rapaz das pizzas e tenho uma para vos entregar.
Os irmãos gritaram contentes: - Viva, uma pizza, já estávamos cheios de fome!
O Si, que era o mais inteligente, disse:
- Irmãos, calma! Podemos estar cheios de fome, mas como vamos saber se é realmente o rapaz das pizzas?!
Perguntou então ao lobo:
– Se és o rapaz das pizzas quais são os ingredientes que tem a pizza que andas a vender?
- A pizza tem ananás e Coca-Cola. – respondeu o lobo.
- Mentira… replicou o Si. As pizzas não levam Coca-Cola e aqui cheira-me a queijo e fiambre e não a ananás. E não lhe abriu a porta.
O lobo, muito zangado, voltou para junto do primo Carlito para que este inventasse um plano ainda melhor.
O primo Carlito disse-lhe então:
- Já sei, vou-te transformar na mãe deles!
Fez-lhe uma magia que o transformou numa cabra igualzinha à mãe dos cabritinhos. O disfarce tinha contudo um problema: a voz continuava normal – uma voz de lobo e não de cabra.
Quando o lobo chegou à porta dos cabritinhos disse-lhes na voz mais fininha que conseguiu fazer:
- Queridos, por favor abram a porta. Não queiram ser mal-educados senão ponho-os de castigo.
O Si, desconfiado, pediu à mãe que lhe mostrasse o seu casco, o que o lobo fez sem qualquer hesitação, porque o seu disfarce era perfeito.
Os sete irmãos ainda perguntaram:
- Se és a nossa mãe quais são os nossos nomes?
O lobo não sabia os nomes mas o Carlito ajudou-o: chamou o seu mocho (todos os feiticeiros têm um, como se sabe), este entrou dentro da casa dos cabritinhos, viu os nomes deles escritos na parede e veio repeti-los ao lobo.
- Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e Lá, respondeu o lobo, esquecendo-se do Si.
O cabritinho mais velho ficou triste por a mãe se ter esquecido do seu nome. Mas logo a seguir o lobo lembrou-se do nome que faltava e disse-o bem alto: e Si!
Todos saltaram de alegria convencidos de que era mesmo a mãe e o Si abriu a porta.
O lobo tirou então o disfarce e pediu ao Carlito que encolhesse os cabritinhos um bocadinho para os poder engolir todos de uma vez.
Após o feitiço, o lobo cumpriu o prometido e comeu-os todos de uma vez, menos o Si que, ainda triste com o esquecimento da mãe, tinha-se deixado ficar para trás, escondendo-se debaixo de um armário quando se apercebeu que era, na verdade, o lobo e não a mãe, quem estava à porta.
Entretanto chegou a casa a verdadeira cabra, mãe dos sete cabritinhos que, vendo o Si tão pequenino, lhe perguntou o que tinha acontecido.
Este explicou-lhe o sucedido logo inventando um plano para salvar os irmãos. Como o lobo os engoliu inteiros ainda devem estar vivos. E o lobo estará seguramente tão cheio que deve estar deitado a dormir uma sesta ao pé do lago.
Dirigiram-se então ao lago onde encontraram o lobo deitado a dormir.
Um esquilo amigo da mãe cabra e que por ali passava na altura, disse-lhe:
- Tenho uma ideia. Vamos por pimenta no nariz do lobo, o que o fará espirrar, libertando os seus filhos.
A mãe cabra não gostou da ideia porque achou que a pimenta podia fazer sede ao lobo e se este bebesse muita água, os seus filhotes podiam afogar-se.
Nessa altura, o lobo, que estava mesmo cheio de sede, foi beber água ao lago. Mas estava tão pesado que, ao inclinar-se, caiu na água. Como não sabia nadar a mãe cabra, com medo que os seus filhos também se afogassem, correu para a margem gritando para o lobo se pôr a boiar.
O lobo contudo não o sabia fazer, mas seguiu as instruções da cabra, tentando salvar-se.
O Si saltou então para a barriga do lobo e a força deste juntamente com os pirolitos que o lobo engolia faziam-no cuspir os pequenos cabritinhos um a um para a margem onde se encontrava a mãe.
O lobo conseguiu salvar-se boiando até à margem e ficou tão agradecido por a cabra o ter salvo que lhe prometeu ser vegetariano para o resto da vida.
Faltava repor os cabritinhos de volta ao seu tamanho normal. Para isso a mãe foi ter com o feiticeiro Carlito e ameaçou-o que, se o não fizesse, lhe bateria com os seus fortes cascos.
O Carlito, cheio de medo, obedeceu-lhe. E os cabritinhos de volta a casa e ao seu tamanho normal, deixaram de ter medo dos lobos, aprendendo uma grande lição com a sua aventura.

Fim

Sem comentários: